Seção local da Associação de Geógrafos na região do ABC Paulista

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Praia Grande vão até 3 de agosto

O Concurso Público para professores da Prefeitura Municipal de Praia Grande, no Estado de São Paulo, estão com inscrições abertas. O Concurso de EDITAL nº 002/2017 dispõe de vagas de níveis Médio/Magistério e Superior para cargos na área da educação. As remunerações prevista no edital para o cargo de professor de Geografia é  R$ 3.970,13, referente a carga de 30 horas semanais, sendo 20 em sala de aula e mais 10 de horas extra-classe.

Os interessados devem se inscrever até às 23h59 do dia 3 de agosto de 2017, exclusivamente via internet, por meio do site http://www.ibamsp-concursos.org.br. Os valor da taxa de participação para o cargo de professor de Geografia é de R$ 88,00. A avaliação dos concorrentes será realizada por meio de aplicação de Prova Objetiva, etapa de caráter classificatório e eliminatório, prevista para ocorrer no dia 27 de agosto.

A prova será composta por 40 questões

[box type=”info” align=”” class=”” width=””]ESTRUTURA DA AVALIAÇÃO:

Língua Portuguesa – 10

Conhecimentos Pedagógicos e de Legislação – 10

Conhecimentos Específicos – 20 [/box]

 

[tabs type=”horizontal”]
[tabs_head]
[tab_title] Conhecimentos Pedagógicos e Legislação [/tab_title]
[tab_title] Específicos [/tab_title]
[/tabs_head]

[tab]

Publicações Institucionais
1.BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>.
2.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>

Legislação
Constituição Federal de 1988 – Capítulo referente à Educação
Lei no 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN
Lei no 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei no 10.098/94 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências
Lei Complementar 592, de 27 de junho de 2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira e o Estatuto do Magistério Público Municipal.
Lei Complementar 15/92 de 28 de Maio de 1992, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Praia Grande.

Obras
CARVALHO, RositaEdler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2.ed. Porto Alegre: Mediação, 2005. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14.ed., São Paulo, Cortez, 2011.
LA TAILLE, Yves.DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24.ed., São Paulo: Summus, 1992.
MORIN, Edgar.Os sete saberes necessários à educação do futuro.UNESCO/Cortez Editora, 2000. Disponível em: <Link>
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência.20.ed., São Paulo: Cortez, 2011.
SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino.4.ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
TEIXEIRA, Anísio. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio deJaneiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. Disponível http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/gratuita.html>
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 21a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover. Porto Alegre: Mediação, 2002. BRASIL. MEC. Indagações sobre o Currículo. Brasília: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf>. 2007.
Diretrizes curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília <Link>.
Indagações sobre o Currículo: – Caderno 1 – Os Educandos, seus direitos e o Currículo – Arroyo, Miguel; Caderno 2 – Currículo e Desenvolvimento Humano – Elvira Souza Lima; Caderno 3 – Currículo, Conhecimento e Cultura – Antonio Flávio Moreira e Vera Maria Candau; Currículo e Avaliação – Cláudia Moreira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas.

[/tab]

[tab]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, Helena Copetti.; CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo, Hucitec, 1996. CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e procedimento de ensino numa perspectiva socioconstrutivista. Ciência Geográfica, Bauru – SP, v. 2, 16, 2000.
______ . A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de Geografia. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PONTUSCHKA, NídiaNacib; PAGANELLI, Tomoko, CACETE NúriaHanglei. Para ensinar e aprender Geografia, 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SANTOS, Milton. O retorno do território. In: SANTOS, Milton, SOUZA, Maria Adélia A. de, SILVEIRA, Maria Laura. Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1996.
_______. O espaço do cidadão. São Paulo. Nobel, 1996.
_______. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.
CASTELLAR, S. M. Vanzella (Org.). Educação Geográfica: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2005.

[/tab]

[/tabs]

 

 

Tags:

Deixe um comentário