Seção local da Associação de Geógrafos na região do ABC Paulista

Imersão na urbanização difusa da Região Metropolitana de São Paulo: do ponto de vista da Vila Prudente.

Com a perspectiva de produzir materiais em conjunto de seus associados e oferecer formação contínua para toda a sociedade, a AGB-ABC lança minicursos (previsão segundo semestre de 2023) de “imersão urbana”. Por meio de trabalhos de campo e/ou “estudos de meio”, convida a todo(a)s para um minicurso de formação e pesquisa colaborativa, cooperativa e coletiva com o objetivo de deslindar a particularidade da urbanização brasileira e as determinações sociais, históricas e geográficas que a fundamenta, tendo como pedra de toque a Região Metropolitana de São Paulo.

Trabalho de campo, 03 de junho 2023 – Na catraca da estação de metrô Vila Prudente, às 9hrs. 🗓️🏙️

Na primeira edição dessa série de minicursos, voltamo-nos para a conformação e desenvolvimento desigual do tecido e da mancha urbana da RMSP, tendo como objeto as determinações que originaram os fragmentos difusos da urbanização e sua conurbação. Para tanto, na qualidade de fronteira e ponto de encontro entre a ampliação do tecido urbano do ABC Paulista e de São Paulo, propõe-se a imersão e estudo do bairro de Vila Prudente. O bairro, ao ser um dos representantes casos da particularidade histórica da urbanização brasileira, permite apreender a rupturas e continuidades da produção do urbano do século XIX, nosso ponto de partida, aos dias de hoje, contribuindo para a análise crítica (e possível intervenção) nas rupturas e continuidades da vida social brasileira em diferentes contextos, as heranças plasmadas na reprodução do urbano e as formas de dominação e, em contrapartida, organização e luta social que estão presentes e fazem parte das contradições que estruturam a RMSP.

Roteiro do trabalho de campo na Vila Prudente, abaixo indicação de leitura, clicando aqui.

Tese de mestrado do Felipe Saluti.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-08032017-135118/pt-br.php (as páginas de leitura de complementação do campo são: 87-148).

 

Valor R$ 25,00. Inscreva-se! 

 

Você receberá um e-mail com todas informações sobre pagamentos