Carta dos Moradores da Vila dos Cafezais-Montanhão ao prefeito e à população de São Bernardo do Campo:
Nós, moradores da Vila dos Cafezais-Montanhão, trabalhadores e trabalhadoras, que vivemos aqui com nossas famílias, fomos surpreendidos com uma notificação de despejo, feita pela Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Bernardo, a diversos moradores do bairro.
Vivemos aqui, muitas vezes em condições precárias por não ter alternativa, visto que o preço dos imóveis em São Bernardo seja para comprar ou para alugar está em um valor muito acima das condições da maioria do povo da cidade. Como já informamos nos diversos cadastros feitos por diversas entidades públicas como a Sabesp e a própria Prefeitura, estamos aguardando uma proposta da administração municipal em relação a uma possibilidade de moradia em outro local, por isso, ficamos muito surpresos com essa ordem de despejo.
Estamos dispostos ao diálogo, mas por enquanto é aqui que está a nossa casa, nossas crianças e os bens que conquistamos com nosso trabalho, e não temos outro lugar para ir. Por essa razão, apelamos ao prefeito Orlando Morando que não nos coloque no olho da rua. Pedimos também que o poder Legislativo e Judiciário municipal intervenham na questão. Pedimos ainda a solidariedade de toda a população de São Bernardo para nos ajudar a evitar essa grande tragédia.
Vila dos Cafezais-Montanhão, São Bernardo do Campo, 01 de Novembro de 2018