A Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Local ABC, esteve presente manifestando apoio e solidariedade aos servidores públicos municipais de São Caetano do Sul no dia 04/02, em frente a SEDUC (Secretaria de Educação), reafirmando à contrariedade ao retorno às aulas presenciais, vistos os riscos de contaminação à professores, servidores e a comunidade escolar, causada pela SARS-COVID-19.
Durante a pesquisa de intenção online realizada no período de 25/01 a 29/01, sobre o retorno presencial dos alunos em escala reduzida e de rodízio, nem todos os pais e responsáveis dos alunos foram consultados, além da Secretaria de Educação não dialogar com os servidores e a comissão presente no ato, não sendo atendidas pelo secretário de educação ou algum representante. Isso difere do discurso apresentado pelo prefeito interino e seu subordinado na live do mesmo dia, ocorrido à noite pelo Facebook da prefeitura.
Médicos, especialistas em políticas públicas (incluindo educadores) e infectologistas são categoricamente contrários ao retorno neste momento, pois além de agravar a curva de contaminação, impacta no aumento de ocupações dos leitos de UTI e enfermarias do município. Muitas das unidades escolares do município não têm as adequações e condições sanitárias necessárias para resguardar as vidas e atender os protocolos mínimos exigidos pelas autoridades de saúde.
Portanto, somente com a garantia da vacinação para servidores e a comunidade escolar teremos vidas resguardadas e em segurança.
#VOLTAASAULASPRESENCIAISSOMENTEAPÓSAVACINAATODOS.
#NÃOAIMPOSIÇÃODORETORNOPRESENCIAL.
#VIDASEMPRIMEIRO LUGAR.
#AGBABC